Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(11) 4521-0734 / (11) 94271-4050
Colunas
DO TODO AO DETALHE
DO TODO AO DETALHE

          O que nos impacta quando olhamos para alguém? Quantas variáveis estão presentes ao observamos uma pessoa? Não só está em análise aqui a beleza imediata de um corpo feito uma escultura estática, e, sim, o corpo cheio de vida que anda, flexiona-se, dança e relaciona-se. Eu tenho uma visão holística e percebo o corpo na sua totalidade; a beleza física não está fora deste contexto e só faz sentido se contribuir para uma vida feliz e plena.
          Citarei adiante detalhes importantes nos quais estão inseridos a Cirurgia Plástica para a conquista da saúde e beleza, pois, afinal, elas andam juntas.

Equilíbrio emocional

          A agitada vida contemporânea e suas vicissitudes aumentaram as exigências de cada indivíduo inserido num mundo competitivo, exposto e mutante. Parece quase impossível atingir-se o equilíbrio em tempo de neuroses tão prevalentes como o pânico, a ansiedade e a depressão. (Ressalte-se a importância do trabalho de profissionais como psiquiatras e psicólogos que são necessários nestas condições.)
          O detalhe aqui é arranjar espaço para a sua individualidade e optar por suas preferências e seu ritmo. Descubra as coisas de que goste e reserve um tempo para elas.

Hábitos diários

          Às vezes, vejo pessoas preocupadas em fazer exames regulares como uma norma preventiva para uma vida saudável. Não que exames sejam prescindíveis, todavia afirmo categoricamente que os exames de um indivíduo que tem uma dieta diária plena de gordura insaturada e açúcar e carente de fibras e nutriente essenciais, é sedentário, não reserva tempo para o lazer, é fumante e dorme mal, virão alterados.
          Ações saudáveis, além de garantir uma qualidade de vida longeva, deixarão também saudáveis as estruturas do seu corpo como, por exemplo, a pele.

Sistema osteomuscular

          Vá diante de um espelho, fique de perfil e entorte sua coluna. Curve as costas, coloque os ombros para frente e empurre a região lombar com uma lordose. Olhe para o seu abdome e observe como você envelhece. Corrija a postura e, voilá! incontinenti tudo está resolvido.
          Os problemas posturais com o tempo ocasionam uma remodelação óssea e se tornam definitivas. A musculatura é também essencial, pois a sua flacidez envelhece o modo de andar, de estar de pé, de sentar, etc. O alinhamento postural evita dores e previne deformidades incapacitantes na velhice. Além disso, deixa o corpo “durinho” e mais jovial.

Cirurgia Plástica

          O cirurgião plástico não deve ser um indiferente indicador de cirurgias. Ele precisa levar em conta a individualidade de cada um e orientar as melhores opções. Na sua avaliação, deve relativizar a idade, o biótipo e as preferências do paciente.
          O detalhe aqui é saber aquilo que incomoda o paciente, por exemplo, às vezes um nariz com uma ondulação no seu perfil é irrelevante para quem o possui. Por outro lado, cabe ao cirurgião usar de sua experiência e sensibilidade para auxiliá-lo em decidir se, quando e o que deve operar.

Tratamentos complementares

          Os pacientes que cultivam a rotina de se preocuparem constantemente com a sua saúde e não apostam apenas num único tratamento milagroso que resolverá todos os seus problemas obtêm resultados mais consistentes. Por isso é importante o trabalho de profissionais como dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e esteticistas.
 
          Portanto ao simpatizarmos com alguém talvez estejamos nos prendendo a algum detalhe como um belo olhar que, com certeza, sem nos darmos conta, transmite a prosperidade geral do indivíduo.