Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

(11) 4521-0734 / (11) 94271-4050
Colunas
O MOMENTO DE OPERAR
O MOMENTO DE OPERAR
          A idade correta para a realização de determinada cirurgia plástica varia conforme o problema a ser resolvido. Podemos, grosso modo, dividir as cirurgias estéticas em dois tipos: as que modificam uma estrutura desgraciosa como uma correção de orelha em abano ou as que aliviam as alterações provocadas pelo envelhecimento progressivo. Do primeiro tipo estão a otoplastia, a rinoplastia e a mamaplastia de aumento; do segundo, a ritidoplastia, a blefaroplastia e as dermolipectomias.
          Uma estrutura que destoe do conjunto geral geralmente traz uma aflição psicológica numa fase ainda jovem do desenvolvimento. Particularmente, na idade escolar e adolescência, nos deparamos com situações de ridicularização, apelidos e bullying. Nestes casos, convém a cirurgia ser indicada cedo. Dois exemplos clássicos são a orelha em abano, que pode ser realizada a partir dos seis anos, e a ginecomastia, a partir dos quatorze anos. Observem no último exemplo que é bastante possível a recidiva do problema, contudo, mesmo assim, antecipar a cirurgia só trará benefício ao paciente.
          As dermolipectomias são indicadas para corrigir flacidez relacionada ao envelhecimento natural, à perda de peso ou à gravidez. Em pacientes muito jovens, a saúde da pele e o desejo de engravidar devem ser considerados. Pele com boa saúde, ou seja, que tenha uma derme íntegra, rica de colágeno e fibras elásticas permite uma opção menos agressiva como a lipoaspiração. Pacientes obesos devem postergar a cirurgia para quando a curva de redução ponderal tender à estabilização.
          As cirurgias de rejuvenescimento obviamente são reservadas para as idades mais avançadas geralmente acima dos quarenta anos. Quando começamos a envelhecer? O aumento da expectativa de vida e principalmente o envelhecimento com saúde provocam a necessidade de sentir-se bem a cada década de vida. Uma diretriz antiga de “deixar cair tudo” para mais tarde resolver numa cirurgia parece não fazer mais sentido. São comuns na faixa dos quarenta e cinquenta pequenos procedimentos faciais de rejuvenescimento associados às aplicações de toxina botulínica, preenchimentos e resurfacing superficiais. Na faixa dos sessenta, setenta e até mesmo oitenta estão os procedimentos de ritidoplastia completa e resurfacing mais profundo.